Você deseja empreender? Uma breve reflexão sobre o Empreendedorismo

29/03/2017

Sou Tatiane Silva, Empreendedora, Economista por formação, Especialista em Finanças Empresariais e Finanças Pessoais e Coach.

Minha história com o empreendedorismo começou precocemente, aos 9 (nove) anos de idade, quando que por uma necessidade da vida e, acompanhando a jornada de empreendedor do meu pai, comecei naturalmente a desenvolver algumas das características de empreendedor, sem ao menos imaginar que estas características existiam e quais eram.

E quais seriam essas características de empreendedor?

Segundo estudos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) juntamente com a ONU (Organização das Nações Unidas), foram identificadas 10 (dez) características comportamentais dos empreendedores de sucesso que foram agrupadas em 3 (três) conjuntos: conjunto de realização, conjunto de planejamento e conjunto de poder.

Conjunto de Realização

  • Busca de oportunidade e iniciativa: age de forma proativa, antecipando-se à circusntâncias;
  • Persistência: faz sacrifícios pessoais e age diante dos obstáculos não desistindo;
  • Corre riscos calculados: avalia alternativas, agindo para mensurar, controlar e amenizar riscos;
  • Exigência de qualidade e eficiência: capacidade e disposição para fazer sempre mais rápido, com menos custo e melhor;
  • Comprometimento: assume responsabilidade pessoal para solucionar problemas.

Conjunto de Planejamento

  • Estabelecimento de metas: estabele metas de curto e médio prazo desafiantes e que possuem significados pessoais;
  • Busca de informações: busca pessoalmente informações para tomar decisões assertivas;
  • Planejamento e monitoramento: divide o sonho, o objetivo maior em metas com prazo e definindo formas de mensuração;

Conjunto de Poder

  • Persuasão e rede de contatos: cria estratégias para influenciar e persuader pessoas, inclusive "pessoas-chave", de forma criativa, empática e ética;
  • Independência e autoconfiança: expressa confiança na sua capacidade de realização e determinação diante de resultados inicialmente desanimadores.

Sem empreender efetivamente em um negócio próprio, comecei a empreender através do intraempreendedorismo (empreendedorismo dentro de uma organização já estabelecida, independente do porte), e desta forma trabalhei por mais de 15 anos na Área Financeira de grandes empresas. Mas foi após a maternidade, um período de mudanças e reflexões, também conhecido como puerpério (que é o período do pós-parto no qual a mulher passa por transformações corporais hormonais, e que no dia-a-dia causa uma série de descobertas sobre si mesma, podendo, inclusive, ser chamado de período de uma reconstrução da identidade da mulher) que decidi empreender no meu próprio negócio por realização professional e também pela necessidade de flexibilidade nos horários para ter mais tempo com a minha filha.

O empreender no meu próprio negócio, me fez entender na prática sobre a importância do autoconhecimento, que vai de encontro com as características de empreendedor, pois as habilidades que você não possui, você pode desenvolver, só que você precisa saber para buscar o conhecimento e se fortalecer, ou então buscar algumas habilidades em parcerias e/ou em especialistas.

No entanto, antes de empreender, considero muito importante refletir a respeito do motivo que te levou a tomar a decisão de abrir o próprio negócio:

  1. Deseja empreender por Paixão? Necessidade? Oportunidade? Realização Professional?
  2. Pergunte-se também sobre o que te faz feliz;
  3. Reflita sobre suas habilidades e conhecimentos: O que faço bem? Quais são meus pontos fortes e que oportunidades de negócio podem surgir deles?
  4. Se questione: O que as pessoas precisam e será que estariam dispostas a pagar pelo produto e/ou serviço que quero oferecer? E Quanto estariam dispostas a pagar?

Através destas reflexões, é gerada a intersecção de valor para empreender (demonstrada na figura abaixo), e buscando as respostas para estas perguntas, tenho a certeza de que suas chances de sucesso serão ainda maiores:

Figura 1: Palestra de Empreendedorismo Feminino - Fonte: Iva Cardinal da Confraria do Batom

Aproveito também para compartilhar alguns dados estatísticos a respeito do Empreendedorismo no Brasil:

Segundo estudos do GEM (Global Entrepreuneurship Monitor), no qual no Brasil, a pesquisa é conduzida pelo IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade), com o apoio do Sebrae e também do centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, revelam:

  • Em 10 anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23% em 2004 para 34,5% em 2014.No ano de 2015, levando em consideração uma amostra da população adulta (18-64 anos), 34,5% afirmaram que desejam ter seu próprio negócio.
  • Ter o próprio negócio apareceu em 3 lugar no conjunto dos sonhos dos brasileiros, perdendo apenas para: "ter a casa própria" e "viajar pelo país";
  • 71% dos pequenos negócios no Brasil são abertos por oportunidade;
  • Apenas 50% da população entrevistada tem consciência da necessidade da busca pelo conhecimento para empreender.

Esses foram apenas alguns dados e exemplos trazidos a respeito do Empreendedorismo, mas o importante é você começar de alguma forma nem que seja pequeno, tentar utilizar o máximo de recursos que possui, sonhar grande, visualizar onde quer chegar com o seu negócio, buscar constantemente capacitação, estar atento a mudanças do mercado em que deseja atuar, buscar inovação, parcerias, e a dica mais importante: é você refletir sobre o que está te impedindo de dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos e projetos.

Espero que este texto tenha servido para reflexão e te convido a ser empreendedor da sua própria vida, dos seus projetos e do seu negócio!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIMA, Geize. E-book Empreenda Suas Ideias.

SITES CONSULTADOS

SEBRAE. Pesquisa GEM: Empreendedorismo no Brasil e no mundo. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/pesquisa-gem-empreendedorismo-no-brasil-e-no-mundodestaque9,5ed713074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD



TATIANE FERREIRA DA SILVA

Mãe, filha, esposa, amiga, profissional!

Motivada pelos temas de Empreendedorismo e Educação Financeira.
Fundadora do Estoque Vip Brechó;
Graduada em Ciências Econômicas, pela Unisinos;
Especialista em Finanças Empresariais, pela FGV-RS;
Especialista em Finanças Pessoais, por vocação;
Personal & Professional Coaching e Leader Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching/RS;
Analista Comportamental - DISC Profiler, pela Colabore Coaching;

E-mail: taty.ferreirasilva@gmail.com
 Telefone: (52) 99212-9801