Saiba o que levar em conta na hora de escolher a sua profissão

08/04/2017

Um dos maiores desafios da vida adulta começa na escolha da profissão e carreira, e muitas vezes a decisão vem da pressão da família e amigos. O não planejamento pode acabar levando o jovem a escolher caminhos que talvez não façam sentido com o seu real desejo.

Buscando passar esta fase da maneira mais fácil, muitas pessoas procuram ajuda de conselheiros de carreira ou processos de Coaching para encontrar respostas alinhadas aos desejos pessoais. Mas e quem não tem acesso a este tipo de serviço?

Existe a possibilidade de desenhar a carreira e escolher a profissão através de algumas ações simples. Aqui vão algumas dicas:

  1. Exerça o autoconhecimento: Saiba quais são suas habilidades e vontades e saiba suas limitações também.
  2. Questione-se: O que você faria facilmente para viver se não precisasse de dinheiro?
  3. Pesquise as áreas de interesse: Converse com pessoas que já atuam na área que deseja estudar ou trabalhar e saiba quais as competências necessárias para isso.
  4. Estude as empresas nas quais deseja se candidatar para trabalhar: Saber quais são os valores e como é a cultura organizacional ajuda a compreender se você gostará do emprego.
  5. Estabeleça objetivos e datas para eles: Saiba onde você quer estar e conquistar em dois, cinco e dez anos, e, além disso, determine quais serão as ações para chegar neles. Lembre-se: Sem ação os sonhos ficam apenas no papel.

É importante pensarmos que não é preciso ficar mais preso apenas a uma carreira pelo resto da vida. Estamos num mundo de possibilidades e que surgem novas profissões a todo o momento. O legal é irmos trilhando o caminho e experimentando novas áreas e conhecimentos também, mas sem um planejamento antes as coisas podem tomar rumos bem diferentes do que desejamos.

Agora, me conta quais são os maiores medos na hora de pensar na carreira ou profissão a seguir?

contato@carolinebona.com.br


Posts Recentes: