Como desenvolver as competências para uma carreira de sucesso: Artigo complementar.

26/04/2017

Este artigo surgiu como um complemento ao texto "Cinco competências para uma Carreira de sucesso " e como um dos leitores me questionou qual o melhor método para desenvolver estas competências, achei muito válido explorar este assunto.


Como tudo que nos leva ao aperfeiçoamento, o desenvolvimento de competências se trata de etapas e tempo. As competências são o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes que evoluímos ao longo da nossa vida.
Vamos conversar um pouco sobre isso então!

O desenvolvimento de competências se trata de um processo que possui quatro fases, que podem ser identificados pela liderança imediata, ou pela empresa através dos programas de capacitação ou pelo próprio indivíduo.

As fases são as seguintes:


1. Identificação do que necessita melhorar;
2. Procura pelo melhor método para desenvolver;
3. Ação;
4. Auto análise e avaliação.


Estes passos visam alavancar o potencial nas atividades desempenhadas, principalmente no trabalho, que geralmente é onde passamos maior parte do nosso tempo, e por consequência o nosso lado pessoal também recebe inúmeros benefícios, seja de motivação ou satisfação.


Quem possui esta visão de melhoria constante e busca desenvolver-se atinge a excelência no trabalho, aumento a produtividade chegando a posições de destaque e atinge requisitos para receber promoções. É importante levarmos em conta que algumas empresas não possuem esse olhar sobre a gestão de pessoas, muito menos planos de carreira. O que devemos ter em mente é que não somos árvores para criar raízes e devemos buscar oportunidades em empresas que valorizem o progresso de seus funcionários e que possuam valores como os nossos.


A nossa satisfação pessoal de comparar o próprio crescimento após desenvolver as competências que identificamos como necessárias é indescritível. Imagine que você percebe a necessidade de melhorar a sua capacidade de comunicação e após um processo de Coaching até mesmo um curso de oratória consegue efetuar uma apresentação com segurança e firmeza, sendo parabenizado(a) pelos seus colegas e chefia. Qual seria o sentimento? Com certeza seria de plenitude. Com isso a motivação cresce 100% e te estimula a identificar mais áreas para desenvolver, gerando um ciclo de melhoria constante.

Existem várias metodologias e processos que auxiliam os profissionais que buscam o aperfeiçoamento. São algumas delas:


1. Coaching:
É uma metodologia em que um profissional certificado te auxilia a chegar no objetivo através de ferramentas e perguntas poderosas, gerando reflexões e extraindo ações para atingir tal objetivo.


2. Mentoring:
É um processo em que um mentor especialista na área ou assunto te direciona nas ações a serem executadas através da sua experiência, visando chegar ao objetivo.


3. Aconselhamento: 
Um profissional identifica as opções mais viáveis para atingir o objetivo e apresenta os pontos positivos e negativos, deixando a seu critério o que realizar.


4. Cursos:
São aulas ministradas por profissionais experientes e certificados em determinada área, que direcionam os conteúdos para um grupo de alunos ou individual.


É importante diferenciar o Coaching, Mentoring e aconselhamento porque muitas pessoas confundem e acabam não obtendo assertividade, o que pode gerar desmotivação.
No Coaching, o cliente é quem determina o que, como e quando irá fazer. Apenas é instigado e apoiado pelo profissional Coach. Já no Mentoring, o mentor orienta conforme a necessidade, dizendo o que fazer e como. Já no aconselhamento, o poder de decisão é do cliente, mas as opções são feitas pelo conselheiro.


Agora, me conta: Você já passou por algum destes processos? Como foi a experiência?

Compartilha abaixo nos comentários, porque pode ser importante para outro leitor a sua experiência. Se quiser pode me enviar um e-mail: contato@carolinebona.com.br deixando seu feedback sobre o texto.