Ainda tem dúvidas de como estruturar o seu plano de carreira?

23/07/2017

Em alguns atendimentos que realizo sobre carreira, em conversas com as pessoas e posts no LinkedIn percebi que a maioria das pessoas não estão satisfeitas em relação a sua atual carreira e encontram muitas dificuldades nas transições, principalmente pela falta de experiência.

Para te ajudar, compartilho três passos importantes na estruturação do seu plano de carreira:

O Primeiro passo é o mais importante: Tomar consciência de que carreira é construção, leva tempo e exige paciência. Só que nem sempre estamos preparados para isso, queremos resultados de imediato e quase que na maioria das vezes "deixamos a vida nos levar".

O Segundo passo é se autoconhecer, saber quais os valores que regem as nossas escolhas e encontrar um proposito naquilo que fazemos ou que desejamos fazer. É isso que nos move! Segundo o Psicólogo Gerson Siegmund, em sua palestra "A vantagem da felicidade", as pessoas que encontram sentido naquilo que fazem são mais felizes e motivadas em todos os seus aspectos, seja pessoal ou profissional.

Questione-se sempre:

  1. O que faço?
  2. Como faço?
  3. Por que faço?

Estas perguntas compõe o conhecido "Círculo de ouro", que é uma das ferramentas utilizadas nos processos de Coaching.

O Terceiro passo é partir para ação: definir objetivos a curto, médio e longo prazo e definir datas! Lembre-se, tudo que não colocares data fica perdido no tempo e as chances de não se realizarem são altíssimas. São estes pequenos planos que estruturam o plano maior. O resultado surge de estímulos e insights que devem ser colocados em prática.

Nós somos resultados das nossas escolhas e da forma como lidamos com as emoções. Quando vencemos a ansiedade conseguimos traçar os caminhos para chegar aos nossos objetivos da forma mais assertiva possível. Existem casos, como de desemprego, que somos obrigados a sair da zona de conforto e quando já temos um planejamento, as decisões e direções a serem tomadas se tornam mais claras.

Agora, conta pra mim nos comentários como este artigo te ajudou.

Até mais!